top of page

GUARDIÕES DO MIRA

Regenerar o Rio Mira, uma artéria de vida do nosso planeta.

  • Instagram

Queremos regenerar o Rio Mira 
fortalecendo uma cultura de "cuidar"

GUARDIÕES DO MIRA é um projeto colaborativo e multidisciplinar, que tem como missão a intervenção integrada no território da bacia do rio Mira. Fortalecemos uma cultura de valorização e de cuidar, através do conhecimento, reconhecimento e conservação dos ecossistemas e da implementação e monitorização de intervenções com o envolvimento direto da comunidade local. Estas intervenções desenvolvem-se a partir de processos participativos que pretendem contribuir para a reconciliação ecológica e regeneração da rede hídrica do Rio Mira e dos seus serviços ecossistémicos. O objetivo é restabelecer um cordão verde de biodiversidade ao longo do rio, com capacidade de retenção de água, resiliência aos fenómenos de desertificação e às alterações climáticas, que tanto afetam esta região. Este cordão verde desempenha também um papel fundamental na prevenção dos incêndios florestais através do aumento do nível de humidade do solo, em ações que pretendem retardar e até reverter o crescente nível de desertificação no sul de Portugal. Quando falamos de rio, estamos a falar de água, solo, biodiversidade, habitats e comunidades, nas suas relações sociais, económicas, culturais e ecológicas.

Estamos a trabalhar com mais de 20 organizações públicas e privadas na implementação deste projeto e nas diferentes atividades. Algumas das atividades já foram iniciadas, outras estão a aguardar por financiamento.

Um dos principais objetivos deste projeto é reforçar uma prática de colaboração entre agentes regionais, para uma mudança coordenada de práticas e políticas.

WhatsApp Bild 2024-04-15 um 12.02.52_1e3bb546.jpg

Residências Artísticas 2024

No âmbito do programa GUARDIÕES DO MIRA, as Residências Artísticas 2024 decorrem em quatro locais do concelho de Odemira.

bottom of page